3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações
Você está em: 
Fotos do Simpósio
 

Fotos do Simpósio

Reunindo pesquisadores de todo Brasil e de outros países da América do Sul, o 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações começou no dia 5 de novembro com a presença dos professores Paulo Pinheiro Machado, diretor do CFH; Eunice Nodari, coordenadora do PPGH e João Klug, coordenador do Labimha, na mesa de abertura.

 


O prof. Dr. João Klug ressaltou a interdisciplinariedade do evento.

 

O prof. Dr. José Augusto Pádua (UFRJ) fez a conferência de abertura do evento, intitulada O Dilema do Berço Esplêndido: o Brasil no Antropoceno, que abordou questões relativas à intensa aceleração do consumo de bens naturais e crescimento populacional característica dos últimos 60 anos. Segundo Pádua, o Brasil vive intensamente este processo, seja como provedor de bens naturais - refletido, por exemplo, no aumento da participação de bulk commodities na pauta de exportações do país - seja como consumidor destes. Por outro lado, o país tem potencial para ser referência em alternativas sustentáveis de utilização de bens naturais.

 


O auditório da Reitoria da UFSC ficou lotado para a conferência de Pádua.

 


À noite, os professores Marcos Espíndola (IFSC), Samira Moretto (UFSC) e Jó Klanovicz (Unicentro) debateram o filme Percepção de Risco: a descoberta de um novo olhar, que aborda questões como mudanças climáticas e desastres ambientais. 

 

 


Desenvolvido por Dype